Zè Pilintra

Zè Pilintra

domingo, 26 de fevereiro de 2012

sábado, 25 de fevereiro de 2012

FUMO NA UMBANDA


O fumo é a erva mais tradicional da terapêutica psico-espiritual praticada em nossa religião.

Originário do mundo novo, os nativos fumavam o tabaco picado e enrolado em suas próprias folhas, ou na de outras plantas, conhecendo o processo de curar e fermentar o fumo, melhorando o gosto e o aroma.
Durante o período físico em que o fumo germina, cresce e se desenvolve, arregimenta as mais variadas energias do solo e do meio ambiente, absorvendo calor, magnetismo, raios infravermelhos e ultravioletas do sol, polarização eletrizante da lua, éter físico, sais minerais, oxigênio, hidrogênio, luminosidade, aroma, fluidos etéreos, cor, vitaminas, nitrogênio, fósforo, potássio e o húmus da terra. Assim, o fumo condensa forte carga etérea e astral que, ao ser liberada pela queima, emana energias que atuam positivamente no mundo oculto, podendo desintegrar fluídos adversos à contextura perispiritual dos encarnados e desencarnados.

O charuto e o cachimbo, ou ainda o cigarro, utilizados pelas entidades filiadas ao trabalho de Oxalá são tão somente defumadores individuais. Lançando a fumaça sobre a aura, os plexos ou feridas, vão os espíritos utilizando sua magia em benefício daqueles que os procuram com fé.
Os solos com textura mais fina, com elevado teor de argila, produzem fumos mais fortes, como os destinados a charutos ou fumos de corda, enquanto os solos mais arenosos produzem fumos leves, para a fabricação de cigarros.

No fabrico dos charutos (palavra derivada do tâmil churutu), as folhas, após o processo de secagem, são reunidas em manocas de 15 a 20 folhas e submetidas a fermentação, destinada a diminuir a percentagem de nicotina, aumentar a combustividade do fumo e uniformizar a sua coloração.Os tipos de fumo mais utilizados na confecção dos charutos brasileiros são: Brasil-Bahia, Virgínia, Sumatra e Havana.

Nos trabalhos umbandistas é muito utilizado por Exu Pombagira. A cigarrilha de odor especial, quando utilizada por esta entidade, melhor se ajusta ao descarrego do magiado, por proporcionar-lhe mais tranquilidade.

Os cigarros são utilizados para fins mais materiais, normalmente relacionados com negócios financeiros.

Os charutos de fumo grosseiro e forte são peculiares à magia dos Exus, enquanto os charutos de fumo de melhor qualidade são usados por Caboclos.

Já os Pretos-Velhos dão preferência aos cachimbos, nos quais usam diversos tipos de mistura de ervas, como o alecrim, a alfazema e outros, além de utilizarem cigarros de palha, impregnando assim os elementos com a sua própria força espiritual, transformando o tradicional "pito" em um eficiente desagregador de energias negativas. Desta maneira, como o defumador, o charuto ou o cachimbo são instrumentos fundamentais na ação mágica dos trabalhos umbandistas executados pelas entidades.

A queima do tabaco funciona como um defumador individual, próprio, dirigido ao objetivo do Guia, que não traz nenhum vício tabagista, como dizem alguns, representando apenas um meio de descarrego, um bálsamo vitalizador e ativador dos chakras dos consulentes.

Vemos assim que, como ensinou um Pai Velho, "na fumaça está o segredo dos trabalhos da Umbanda".

Observação:

As entidades Espituais, fazem uso do fumo, com o propósito de descarregar,

Porém antes de desincorporar retira do corpo dos médiuns, a nicotina.

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

OFERENDA A IEMANJÁ

MANJAR BRANCO
Ingredientes:

1 litro(s) de leite

8 colher(es) (sopa) de açúcar

1 vidro(s) de leite de coco

7 colher(es) (sopa) de amido de milho



Modo de fazer:

Dissolva o amido de milho no leite e em seguida coloque pra cozinhar e vá acrescentado o açúcar e vidro de leite de coco

Deixe cozinhando em fogo baixo até engrossar e em seguida coloque numa forma e leve a geladeira

Desenforme num prato ou tigela branca e enfeite com rosas brancas

Acenda uma vela azul clara e ofereça a iemanjá.

ORAÇÃO A IEMANJÁ



         Oh! Iemanjá, sereia do mar.
Canto doce, acalanto dos aflitos.

Mãe do mundo, tenha piedade de nós.


Benditas são as benções

que vem do teu reino.    

Meu coração e minha alma se

Abrem para receber as suas bênçãos.

Mãe que protege que sustenta,

Que leva embora toda dor.

Mãe dos Orixás, mãe que cuida

e zela pelos seus filhos

         e os filhos de seus filhos.    
                                            
Iemanjá, tua luz

norteia meus pensamentos

e tuas águas lavam minha cabeça

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

A CURA REAL

 Não trate apenas dos sintomas, tentando eliminá-los sem que a causa da enfermidade seja também extinta.
A cura real somente acontece do interior para o exterior .....

 
- Sim, diga a seu médico que vc tem
dor no peito, mas diga tb que sua dor é dor de tristeza, é dor de angústia.

- Conte a seu médico que vc tem
azia, mas descubra o motivo pelo qual você, com seu gênio, aumenta a produção de ácidos no estômago. 

- Relate que vc tem diabetes, no entanto, não se esqueça de dizer tb que não está encontrando mais doçura em sua vida e que está muito difícil suportar o peso de suas frustrações.

- Mencione que vc sofre de enxaqueca, todavia confesse que padece com seu perfeccionismo, com a autocrítica, que é muito sensível à crítica alheia e demasiadamente ansioso.

- Muitos querem se curar, mas poucos estão dispostos a neutralizar em si o ácido da calúnia, o veneno da inveja, o bacilo do pessimismo e o câncer do egoísmo.
Não querem mudar de vida.
 


- Procuram a cura de um câncer, mas se recusam a abrir mão de uma simples mágoa.

- Pretendem a
desobstrução das artérias coronárias, mas querem continuar com o peito fechado pelo rancor e pela agressividade.

- Almejam a cura de
problemas oculares, todavia não retiram dos olhos a venda do criticismo e da maledicência. 

- Pedem a solução para a depressão, entretanto, não abrem mão do orgulho ferido e do forte sentimento de decepção em relação a perdas experimentadas.

- Suplicam auxílio para os problemas de
tireóide, mas não cuidam de suas frustrações e ressentimentos, não levantam a voz para expressarem suas legítimas necessidades. 



- Imploram a cura de um nódulo de mama, todavia, insistem em manter bloqueada a ternura e a afetividade por conta das feridas emocionais do passado.
- Clamam pela intercessão divina, porém permanecem surdos aos gritos de socorro que partem de pessoas muito próximas de si mesmos.

Deus nos fala através de mil modos; a enfermidade é um deles e por certo, o principal recado que lhe chega da sabedoria divina é que está faltando mais amor e harmonia em sua vida.

Toda cura é sempre uma autocura
e o Evangelho de Jesus é a farmácia onde encontraremos os remédios que nos curam por dentro. Há dois mil anos esses remédios estão à nossa disposição.

Quando nos decidiremos?