Zè Pilintra

Zè Pilintra

terça-feira, 27 de julho de 2010

NANÃ BURUQUÊ

Dia da semana: Terça-feira. Saudação: Saluba Nanã. Cores: Roxo. Sincretismo: Santa Ana comemorada em 26 de julho. Símbolos: Vassoura e o Ibirí. Onde recebe oferendas: Onde exista argila, barro. Principais oferendas: Velas na cor lilás, pirão, paçoca de amendoim e sarapatel. Bebida: Vinho, água natural. Elemento: Argila, barro, terra. Animais: Rã. Comida: Pirão, jaca, sarapatel. Domínio: Lugares com barro, pântanos. Particularidade: É a responsável pela reencarnação, cuida do corpo dos mortos e recria a vida. Características: Interessante, madura, séria, super protetora, ranzinza e vingativa. Quizíla: Objetos feitos de metal. MÃE NANÃ BURUQUÊ A Orixá Nanã buruquê, muito vibrante na linhas dos Pretos Velhos, seu local é a lama e as águas paradas, é regida sobre a experiência madura dos idosos, seu campo de atuação é a razão na plenitude emocional das pessoas. Como se fosse a mistura da terra e a água formando o equilibrio da razão como nas águas paradas, transpões nos refúgios das águas correntes onde o descanso da mente e a experiência da vida, prepara o jovem para a vida,(Orixá da preparação da encarnação). Sua formação esta em dois elementos, que são: terra e água, (elementos primordiais da vida a se iniciar). Atua no campo emocional das pessoas, quando humildemente recebem suas irradiações, Orixá de retirada de vícios, manias, problemas psicológicos, pânicos, amarguras e todo problema de ordem emocional. ORAÇÃO A NANÃ À minha Mãe Nanã, eu peço a bênção e a proteção para todos os passos da minha vida. À minha mãe, Nanã, peço que abençõe meu coração, minha cabeça, meu espírito e meu corpo. Que os poderes dados apenas á Senhora das Senhoras, sejam caridosos e benevolentes e me escondam de meus inimigos ocultos e poderosos. Minha querida Mãe e Senhora, tenha piedade de meu coração. Minha querida Mãe e Senhora, faça com que eu seja puro de coração, para merecer a sua proteção e caridade. À minha Mãe Nanã, eu devoto minha fé e minhas palavras.

CALENDÁRIO FESTIVO DA UMBANDA

 20/01 (Oxossi) - Orixá da caça, da busca e do conhecimento que habita nas matas. Elemento vegetal, ponto de força nas matas. Dia de São Sebastião.

 23/04 (Ogum) – Orixá guerreiro, aquele que "quebra" demandas e abre caminhos com sua ordenação militar. Elemento Ar, ponto de força nos caminhos. Dia de São Jorge.

 13/05 (Pretos Velhos) – Dia da Libertação dos escravos.

 24/05 (Sta. Sara Kalí) – Padroeira dos Ciganos, pode sincretizar com Egunitá.

 30/05 (Obá) – Orixá feminino de força e concentração ajuda a dar determinação e conhecimento. Guerreira que também tem sua ligação com as matas e o elemento terra, ponto de força em contato com a terra próximo as matas. Dia de Joana DÁrc.

 24/06 (Xangô) – Orixá da justiça dos raios e equilíbrio. Rege o elemento fogo, ponto de força pedreiras e montanhas. Dia de São João.

 26/07 (Nanã Buroquê) – Orixá da sabedoria da calma e evolução, é considerada a mais velha como uma avó. Elemento água e terra, ponto de força nos lagos. Dia de Santa Ana.

 16/08 (Obaluayê) – Orixá ancião da cura, sabedoria e evolução, senhor das passagens. Elemento terra e água, ponto de força no cemitério e no mar. Dia de São Roque.

 24/08 (Oxumaré) – Orixá do arco íris, amor e renovação, simbolizado por uma serpente. Elemento cristalino e mineral, ponto de força nas cachoeiras. Dia de São Bartolomeu.

 27/09 (Cosme e Damião) – Dia em que se comemora a presença das crianças na Umbanda. Elemento todos.

 12/10 (Oxum) – Orixá do amor, do ouro e da prosperidade. Elemento mineral e aquático, ponto de força nas cachoeiras. Dia de Nossa Senhora Aparecida.

 02/11 (Omulú) – Orixá ancião da terra, dos términos e da morte, também trás aspectos de cura como o "fim" da doença, ponto de força no cemitério e no mar. Dia de Finados.

 15/11 (Dia da Umbanda) - 15/11/1908 Zélio Fernandino de Moraes incorpora pela primeira vez o "Caboclo das Sete Encruzilhadas" o que é considerado primeira manifestação pura de Umbanda.
 04/12 (Iansã) – Orixá guerreira e da justiça, portadora de espada e direcionadora das situações. Elemento ar, ponto de força nas pedreiras. Dia de Santa Bárbara.

 08/12 (Iemanjá) – Orixá Mãe de todos, aspectos maternais, geradores e criativos. Elemento água, ponto de força no mar. Dia de Nossa Senhora da Conceição.

 25/12 (Oxalá) – É o Obatalá (Orixá que se veste de branco), o Orixalá (o maior dos Orixás). Orixá da fé, da paz e da pureza.

segunda-feira, 26 de julho de 2010

DIAS DA SEMANA E SAUDAÇÕES DOS ORIXÁS

DIAS DOS ORIXÁS:
SEGUNDA – FEIRA * Exu, Pomba Gira, Obaluaie, Omulu, Pretos Velhos (Iorimá) e almas aflitas
TERÇA – FEIRA * Ogum, Boiadeiros e Baianos
QUARTA – FEIRA * Xangô e Iansâ
QUINTA – FEIRA * Oxossi, Caboclos e Caboclas
SEXTA – FEIRA * Oxalá, Almas Santas e Linha da Oriente liderada por São João Batista
SÁBADO * Iemanjá, Oxum, Nanã Buruke, Ondinas, Sereias, Iaras e Marinheiros
DOMINGO * Iori (Cosme e Damião), Crianças e Ibejadas
SAUDAÇÕES:
Saravá Oxalá = Oxalá Meu Pai
Saravá Ogum = Ogum Iê Meu Pai
Saravá Xangô = Caô Cabecilê
Saravá Obaluaie = Atotô Obaluaiê
Saravá Oxossi = Okê Caboclo
Saravá Iemanjá = Odoceyá
Saravá Oxum = Aêê Mamãe Oxum
Saravá Iansã = Eparrei Iansã
Saravá Nanã Buruke = Saluba Nanã
Saravá Cabloco = Okê Cabloco
Saravá aos P.Velhos = Adorei as Almas
Saravá as Crianças = Beijada
Saravá Exu = Laroiê Exú
Saravá Pomba Gira = Laroie Pomba Gira

domingo, 11 de julho de 2010

DIFERENÇA ENTRE ASSENTAMENTO E FIRMEZA

ASSENTAMENTO é a Força do Orixá trazida para dentro do Terreiro e que deverá estar iluminada e ser alimentada constantemente tornando-se um Ponto de Força Divino captador e emissor de energias.

FIRMEZA é a emissão das irradiações do Guia ou do Orixá somente no momento em que se ilumina o ponto firmado. É aquela vela que acendemos com um propósito bem definido, como para imantar um objeto ou solicitar proteção durante algum trabalho.

sábado, 10 de julho de 2010

PAI NOSSO UMBANDISTA

PAI NOSSO QUE ESTAIS NOS CÉUS,
NAS MATAS, NOS MARES E EM TODOS
OS MUNDOS HABITADOS.
SANTIFICADO SEJA O TEU NOME,
PELOS TEUS FILHOS, PELA NATUREZA,
PELAS ÁGUAS, PELA LUZ E PELO AR
QUE RESPIRAMOS.
QUE O TEU REINO, REINO DO BEM,
DO AMOR E DA FRATERNIDADE,
NOS UNA À TODOS E A TUDO QUE
CRIASTES, EM TORNO DA SAGRADA
CRUZ, AOS PÉS DO DIVINO SALVADOR
E REDENTOR.
QUE A TUA VONTADE NOS
CONDUZA SEMPRE PARA O CULTO DO
AMOR E DA CARIDADE.
DAI-NOS HOJE E SEMPRE A
VONTADE FIRME PARA SERMOS
VIRTUOSOS E ÚTEIS AOS NOSSOS
SEMELHANTES.
DAI-NOS HOJE O PÃO DO CORPO,
O FRUTO DAS MATAS E A ÁGUA
DAS FONTES PARA O NOSSO SUSTENTO
MATERIAL E ESPIRITUAL.
PERDOA, SE MERECERMOS,
AS NOSSAS FALTAS E DÁ O SUBLIME
SENTIMENTO DO PERDÃO PARA OS
QUE NOS OFENDAM.
NÃO NOS DEIXEIS SUCUMBIR,
ANTE A LUTA, DISSABORES, INGRATIDÕES,
TENTAÇÕES DOS MAUS ESPÍRITOS E
ILUSÕES PECAMINOSAS DA MATÉRIA.
ENVIAI-NOS, PAI, UM RAIO DE
TUA DIVINA COMPLACÊNCIA, LUZ E
MISERICÓRDIA PARA OS TEUS FILHOS
PECADORES QUE AQUI HABITAM,
PELO BEM DA HUMANIDADE, NOSSA IRMÃ.
ASSIM SEJA.

quinta-feira, 1 de julho de 2010

ALGUNS MANDAMENTOS DO MÉDIUM UMBANDISTA

1) Não ter no coração os sentimentos de superioridade, nem desejos de comparações desnecessárias.
2) Ter como primordial a vontade de alcançar o prometido em esferas superiores e demonstrar aos seus semelhantes.
3) Que os olhos da observação sejam o complemento de seus ideais mediúnicos: a curiosidade desnecessária atrai longo tempo perdido.
4) Não fazer justiça segundo seus interesses menores, a verdadeira sabedoria é estar vigilante consigo mesmo.
5) Não ser um ditador de normas e condutas, mas sim um orientador através de exemplos dados, através de suas atitudes.
6) Ter confiança nas entidades que o cercam, nem sempre se enxerga as verdades com os olhos da matéria. Está escrito: o que se colhe é o que se plantou.
7) Não acumular trabalhos desnecessários, nem se sobrecarregar com conversações fúteis. Guardar o tempo, pois a serenidade tem que ser o principal exemplo, e esse só é demonstrado com o equilíbrio

SIMPATIA PARA ATRAIR PROSPERIDADE

1 saquinho de canela em pó ( de preferência moída na hora)
1 vela de sete dias verde
1 copo com água descançada (deixar a água pr 2 horas descançando)
1 prato brnco virgem
8 moedas corrente
mel

Preparo:
Coloque a vela no centro do prato e as moedas em volta da vela em seguida regue com mel até cobrir as moedas. Depois salpicar a canela nos quatro cantos da casa.
Esta simpatia deve ser feita em lua crescente sempre mentalizando Oxóssi, que é o orixá da caça e da fartura, pedindo prosperidade para o seu lar.