Zè Pilintra

Zè Pilintra

terça-feira, 27 de julho de 2010

NANÃ BURUQUÊ

Dia da semana: Terça-feira. Saudação: Saluba Nanã. Cores: Roxo. Sincretismo: Santa Ana comemorada em 26 de julho. Símbolos: Vassoura e o Ibirí. Onde recebe oferendas: Onde exista argila, barro. Principais oferendas: Velas na cor lilás, pirão, paçoca de amendoim e sarapatel. Bebida: Vinho, água natural. Elemento: Argila, barro, terra. Animais: Rã. Comida: Pirão, jaca, sarapatel. Domínio: Lugares com barro, pântanos. Particularidade: É a responsável pela reencarnação, cuida do corpo dos mortos e recria a vida. Características: Interessante, madura, séria, super protetora, ranzinza e vingativa. Quizíla: Objetos feitos de metal. MÃE NANÃ BURUQUÊ A Orixá Nanã buruquê, muito vibrante na linhas dos Pretos Velhos, seu local é a lama e as águas paradas, é regida sobre a experiência madura dos idosos, seu campo de atuação é a razão na plenitude emocional das pessoas. Como se fosse a mistura da terra e a água formando o equilibrio da razão como nas águas paradas, transpões nos refúgios das águas correntes onde o descanso da mente e a experiência da vida, prepara o jovem para a vida,(Orixá da preparação da encarnação). Sua formação esta em dois elementos, que são: terra e água, (elementos primordiais da vida a se iniciar). Atua no campo emocional das pessoas, quando humildemente recebem suas irradiações, Orixá de retirada de vícios, manias, problemas psicológicos, pânicos, amarguras e todo problema de ordem emocional. ORAÇÃO A NANÃ À minha Mãe Nanã, eu peço a bênção e a proteção para todos os passos da minha vida. À minha mãe, Nanã, peço que abençõe meu coração, minha cabeça, meu espírito e meu corpo. Que os poderes dados apenas á Senhora das Senhoras, sejam caridosos e benevolentes e me escondam de meus inimigos ocultos e poderosos. Minha querida Mãe e Senhora, tenha piedade de meu coração. Minha querida Mãe e Senhora, faça com que eu seja puro de coração, para merecer a sua proteção e caridade. À minha Mãe Nanã, eu devoto minha fé e minhas palavras.

Nenhum comentário: